Cá estou eu de volta, depois de mais de um mês de ausência. Enfim, final de semestre, uma quantidade OBSCENA de material para corrigir, relatórios para preparar e claro sem contar que ainda temos de pensar em comprar todos os presentinhos para os entes queridos. Ai será que este ano todos vão ficar na mão? E em meio à loucura que sempre antecede o Natal e o Réveillon, que sempre damos um jeito de nos confraternizar com as pessoas com quem dividimos nosso dia-a-dia de trabalho, o pessoal da yoga, os pais e professores dos esportes dos filhos e etc.... E hoje foi o dia da confraternização com o grupo do NPU. O NPU (Núcleo de Pedagogia Universitária da Universidade de Caxias do Sul) é um núcleo de estudos e de pesquisa que tem como propostas a qualificação pedagógica dos docentes, a produção e a sistematização de conhecimentos sobre pedagogia universitária com a finalidade de implementar um programa de educação pedagógica continuada aos docentes da UCS. É lá onde tenho passado a maioria das minhas terças-feiras pela manhã desde o primeiro semestre de 2007. E é lá onde tenho aprendido muito sobre formação de professores e outros assuntos efervecentes com as queridas amigas que estão registradas nas fotos abaixo.
O grupo do NPU e eu
O grupo do NPU com o seu anjo da guardaPara a confraternização preparei um bolo de maçãs com amêndoas (mais uma receita da irmã do Frank, a Nancy) que comemos com sorvete e brindamos com um espumante da
Casa Perini. Tivemos um momento muito doce, onde estávamos todas bem felizes e sem culpa, apesar de todos os regimes que foram declarados e imediatamente esquecidos.
O bolo de maçãs com amêndoasBem, para o ano que vem já dei minha palavra que levarei um bolo diferente, pois afinal já que sou metida a dona de blog tenho de honrar minha fama. Mas enquanto esperamos pela confraternização do Natal de 2009, fica aqui registrada a receita do bolo de maçãs com amêndoas. Voilà:
BOLO DE MAÇÃS COM AMÊNDOAS
Ingredientes:
- 4 ovos grandes
- 1 xícara de óleo de milho
- 1 xícara de leite semidesnatado
- 2 xícaras de açúcar mascavo
- 1 colher de sobremesa de essência de baunilha
- 2 xícaras de farinha de trigo integral
- 2 xícaras de farinha de trigo branca
- 1/2 colher de chá de sal
- 4 colheres de chá de canela em pó
- 2 colheres de sobremesa de bicarbonato de sódio
- 8 a 10 maçãs grandes, sem casca e cortadas em fatias (de preferência maçãs FUJI)
- 1 xícara de amêndoas moídas (opcionais)
Modo de preparar:
Em uma tigela, bata os ovos com o óleo até que fique espumante. Não é necessário o uso da batedeira, um batedor de ovos manual é suficiente. Adicione o leite, o açúcar e a essência de baunilha e misture bem. Em outro recipiente, peneire juntamente a farinha, o sal, a canela em pó e o bicarbonato. Misture bem os pós e junte à mistura líquida. Por último misture as maçãs fatiadas e as amêndoas moídas. Coloque a mistura final em forma untada com manteiga e farinha e asse o bolo em forno médio (aproximadamente 170 a 180°C) por mais ou menos 1 hora dependendo da capacidade de aquecimento do forno. Este bolo fica mais gostoso se assado em forma retangular. Coma o bolo morno com sorvete de creme. É uma delícia!!!!
IMPORTANTE: Este bolo tem de ser assado em forno médio, nunca em forno muito quente, pois senão ele queima embaixo e não cozinha por dentro, uma vez que a massa é razoavelmente pesada.