sábado, 11 de outubro de 2008

XX Festa Italiana

Hoje passamos a maior parte do dia às voltas com as atividades de conclusão do projeto desenvolvido por Thomas e Isabella durante todo o ano no colégio onde estudam. Eles estudaram todos os aspectos da colonização italiana na Serra Gaúcha. As atividades de hoje incluiram uma missa na Igreja Matriz de Flores da Cunha toda rezada em italiano com as crianças participando tanto nas falas da missa quanto nas músicas. Para quem não sabe, Flores da Cunha é um pequeno município que faz divisa com Caxias do Sul e surpreendentemente é o maior produtor de vinhos do Brasil e o segundo maior produtor de uvas do Brasil.

A abertura das danças da XX Festa Italiana

Depois da missa, as crianças apresentaram shows de dança e música italianas no salão paroquial. Por fim, um almoço típico foi servido no salão paroquial para mais de 700 pessoas, em sua maioria orgulhosos descendentes de italianos. O cardápio foi o típico cardápio das festas italianas daqui: sopa de agnoline (um tipo de capeletti bem pequenininho), lesso (a carne de vaca e de frango que é cozida no caldo com o qual se prepara a sopa), salada de batatas com maionese, salada de alface (cheia de vinagre), polenta, macarrão e galeto.

Sopa de Agnoline

Para beber tivemos um refrigerante produzido em Iraí (a super cidade natal do nosso afilhado Rodrigo), e vinho tinto e branco de uma vinícola de Flores da Cunha.

O refrigerante da super Iraí (a foto não ficou muito boa, mas eu não podia deixar de mostrá-la!!!)
Tudo estava muito bem organizado e a comida, apesar de simples, estava bastante saborosa. Para os dias bem frios deixo aqui a receita da Sopa de Agnoline. Infelizmente quem quiser tentar reproduzir a sopa vai ter de comprar os agnolines aqui na Serra Gaúcha, pois estes pequenos capelettis são deliciosos, mas são bem difíceis de serem feitos. Eles são recheados com miúdos de frango e preparados artesanalmente pelas nonas italianas. Lá vai a receita:
SOPA DE AGNOLINE
Ingredientes:
  • 1/2 kg de agnoline
  • 1 kg de músculo com osso (fatias finas)
  • 100 gramas de granito (gordura da ponta do peito)
  • 1/2 frango cortado em pedaços
  • sal a gosto

Modo de preparar:

Coloque o músculo, o granito e o frango em 3 litros de água e deixe cozinhar lentamente em fogo baixo (1 hora e meia a 2 horas) até conseguir um caldo com bastante gosto das carnes. Use sal a gosto para temperar. Este caldo deve ser coado em uma peneira finíssima ou de preferência em um pano branco adequado para filtragens, pois nada de sólido deve sobrar neste caldo. Depois de coado, volte o caldo ao fogo e quando este levantar fervura solte os agnolines e deixe-os cozinhar por volta de 10 minutos ou até que se obtenha a consistência desejada. Eu gosto deles "al dente". Sirva a sopa com queijo ralado. Se quiser, sirva a carne que foi cozida com o caldo (o lesso) salpicada de um pouquinho de sal. E é isso aí: viva la Italia!!!

PS: O pessoal daqui diz que sal é o único tempero que esta sopa admite. Imaginem, acho que esta é a primeira receita que eu coloco neste blog que não leva alho!!!

Um comentário:

Paulodp disse...

Não tem nada melhor num dia frio