domingo, 6 de janeiro de 2008

Recheio de Peru ou “Risoto de Natal”

Um Chester tão cheio de recheio que quase explodiu!!!

O “Risoto de Natal” d'après a Fabi

Domingo de quatro estações em Caxias do Sul. Acordei com o barulho de uma forte pancada de chuva. O céu estava bem cinzento e todo mundo dormia, ou seja, uma situação perfeita para passar um tempo checando meu e-mail antes da turma toda se levantar. Abri meu e-mail e encontrei uma mensagem da minha priminha do coração, a Fabiana (Fabi para os íntimos), me pedindo a receita do “Risoto de Natal”. A Fabi é recém-casada com o Marcelo, que além de ser uma graça de pessoa também é um excelente cozinheiro. Parece que o Marcelo ficou enamorado pelo “Risoto de Natal” que eu preparei no último dia 25 e a Fabi escreveu um SOS pedindo a receita.
Na verdade, a receita que vou apresentar aqui para o “risoto” que comemos no Natal é a receita do recheio do peru que a avó polonesa do Frank fazia para o Dia de Ação de Graças. Só para esclarecer, o Frank é o meu marido e a avó dele chamava-se Helen. Ela nasceu na Polônia e ainda bem pequenina (3 ou 4 anos de idade) chegou em New Jersey nos Estados Unidos com sua família no início do século XX. Segundo o Frank, Helen era uma cozinheira de mão cheia e sua maior alegria era receber a filha (Doris) e os netos (Frank e Nancy) para o almoço de domingo.
Pessoalmente, eu prefiro um Chester a um peru e como o Chester é bem menor do que os perus (principalmente os perus americanos) a quantia de recheio que podemos colocar dentro da ave não é suficiente para um grande grupo de pessoas. Como o recheio é realmente muito gostoso, eu resolvi aumentar a receita e o que não entra dentro da ave vai para o forno bem quente uns minutos antes da refeição ser servida e dessa forma todo mundo pode se fartar com a iguaria. A bem da verdade, o recheio que sai da ave é mais gostoso do que o que vai para o forno separadamente, pois recebe todos os líquidos que vão surgindo durante o processo de cozimento da ave no forno. Contudo, para deixar todo mundo feliz, todos recebem uma pequena porção do recheio da ave e uma porção bem mais generosa do que foi assado separadamente. E assim caminha a humanidade e lá vai a receita:


RECHEIO de PERU para o DIA de AÇÃO de GRAÇAS

Receita da AVÓ do FRANK

Ingredientes:

  • 1 e ½ copos americanos de arroz
  • 3 copos de água fervente
  • 2 cebolas picadas em pedaços pequeniníssimos
  • 1 tablete de manteiga de 200 g sem sal
  • ½ kg de lingüiça de lombo ou lingüiça toscana de boa qualidade
  • ½ kg de cogumelos de Paris picado em lâminas finas, refogado em uma colher de sopa de azeite e temperado com 1 cubo de caldo de galinha
  • 3 latas de sopa de mushrooms Campbell's ou 3 cremes de leite de 200g cada combinados a 1 cubo de caldo de galinha
  • sal a gosto
  • queijo parmesão ralado

Modo de preparar:

Previamente frite a lingüiça, deixe-a esfriar e em seguida tire a pele que a recobre e desfie a mesma em pedaços bem pequenos. Descarte toda a gordura que tem dentro da lingüiça. Em uma caçarola grande, coloque a manteiga e a cebola. Aqueça esta mistura e vá fritando a cebola na manteiga em fogo médio, pois a cebola deve ficar translúcida, mas em hipótese alguma pode ficar amarronzada. Quando a cebola estiver translúcida, acrescente o arroz lavado e os 3 copos de água fervente. Deixe cozinhar como um arroz normal. Quando estiver pronto, mexa um pouco para esfriar. Quando o arroz estiver morno, acrescente a lingüiça desfiada, os cogumelos refogados e as 3 latas de sopa de mushrooms da Campbell. Caso não seja possível encontrar as latinhas de sopa de cogumelos Campbell's (em Sampa dá para comprar no Pão de Açúcar, aqui em Caxias no Zaffari), utilize em seu lugar os 3 cremes de leite de 200g combinados a 1 cubo de caldo de galinha. Mexa tudo muito bem e prove. Se quiser use um pouquinho mais de sal. Eu não uso, pois prefiro que falte sal do que sobre. Utilize parte desta mistura para rechear a ave e o restante arranje em um refratário e salpique com queijo parmesão ralado. A porção do refratário deve ficar de 10 a 15 minutos em forno quente antes de ser servida. E é isso aí. Desejo a todos um excelente jantar de Ação de Graças ou um maravilhoso almoço de Natal!!!


Nenhum comentário: