quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Antepasto de Berinjela

Todos os ingredientes antes de irem para o forno



O Antepasto pronto!!!

Apesar de eu ser uma grande usuária da internet (uso muito o correio eletrônico, as ferramentas de busca e as revistas científicas on-line), não tenho um orkut, uso pouco o skype (infelizmente por falta de tempo) e não sou uma grande conhecedora de blogs. Na verdade, uma vez numa busca na área de ensino de ciências fui parar no blog de uma portuguesa e achei a coisa toda bastante simpática. Contudo, o que fez eu me apaixonar pela idéia de iniciar um blog, foi também a minha passagem acidental por um blog chamado "Chucrute com Salsicha" (CS). Este blog é basicamente sobre as aventuras culinárias da autora, que também mantém um blog pessoal. Todos os dias, desde setembro (acho...), eu venho visitando o CS e me deliciando com o que aparece por lá. Bem, as minhas fotos não chegam nem aos pés das fotos da autora do CS, mas um dia eu chego lá. Primeiro vou dar um jeito de comprar uma nova câmera digital, uma vez que a minha é uma PENTAX Optio 230, que no site da "Pentax" figura na parte dos "Historical Products" (imagine!!!). Depois que eu tiver a nova câmera digital vou tirar MUITAS e MUITAS fotos e quem sabe ler o manual, coisa que eu odeio, mas que com certeza vai ajudar muito a melhorar a qualidade das fotos.
Bem, mas hoje eu queria mesmo era falar sobre o sucesso que o Antepasto de Berinjela fez mais uma vez em uma reunião entre amigos. Aprendi esta receita com outra física chamada Alice. Ela foi casada com um querido amigo meu. Nunca mais vi a Alice, mas ainda bem que aprendi com ela a receita do Antepasto de Berinjela. Na noite do dia 31 de dezembro este antepasto, muito simples de fazer, foi a vedete da noite. Aqui vai a receita:

ANTEPASTO DE BERINJELA
Ingredientes:
  • 3 berinjelas médias cortadas em forma de palito (medidas aproximadas:0,5cmx0,5cmx4cm)
  • 1 pimentão verde cortado em julienne
    1 pimentão vermelho cortado em julienne
  • 1 pimentão amarelo cortado em julienne
  • 2 cebolas cortadas em julienne
  • 1 colher de sopa de alho picado e ligeiramente amassado com uma pitada de sal (ADORO alho!!!)
  • ½ colher de sobremesa de sal
  • ½ xícara de uvas passas brancas sem semente
  • 250 ml de azeite de oliva extra virgem

Modo de fazer:

Misture todos os ingredientes, menos o azeite, em uma assadeira. Regue a mistura com o azeite. Cubra com uma folha de papel alumínio e leve ao forno por 45 minutos em temperatura da ordem de 220ºC a 250ºC. Tire do forno, retire o papel alumínio, mexa com um garfo e leve novamente ao forno por mais 45 minutos em em temperatura da ordem de 180ºC sem cobrir com o papel alumínio. De preferência faça um dia antes de servir. Coloque na geladeira umas duas horas antes de começar a sua festa. Sirva com baguette ou pãozinho francês. Suficiente para umas 20 pessoas.

2 comentários:

Aguinaldo Medici Severino disse...

Val,
na Folha de 11/12/2007 saiu uma matéria que talvez te interesse:

"Projeto culinário vira blog de sucesso"
http://www1.folha.uol.com.br/folha
/comida/ult10005u353733.shtml

O livro que ela escreveu foi o
http://www.amazon.com/Julie-Julia-
Recipes-Apartment-Kitchen/
dp/031610969X

Bom divertimento.

Guina

vvillasboas disse...

Oi Guina,

MUITO obrigada pelo incentivo e pelas dicas. Vou me esforçar bastante para que o Receitas, Pessoas e Histórias tenha vida muito longa e que eu continue tendo muito prazer compondo-o. Sinto que ele pode ser a válvula de escape de que eu estou tanto precisando. Grande beijo e até bem breve.

Val