quarta-feira, 5 de março de 2008

Feira Ecológica de Caxias do Sul

Marcos Palmeira visitando a nossa Feira Ecológica!!!

Berinjela Recheada
Mãe e filha vendendo saladas e legumes freesquíssimos

Meus super amigos da feira: da esquerda para a direita, Leandro e Gerson (os alemães) e Ivan (o italiano)

Barraca de ervas e uma visão maravilhosa de muitos ramos de camomila

A Prefeitura de Caxias do Sul, na gestão de Pepe Vargas (1997-2004), construiu, em parceria com a comunidade agrícola, um modelo de desenvolvimento que tem permitido a melhoria da qualidade de vida dos agricultores, mantendo e gerando empregos, aumentando a renda e evitando, assim, o êxodo rural. Pepe é um médico homeopata muito interessado em questões ecológicas e foi durante sua gestão que foi criada a Feira Ecológica de Caxias do Sul. Pepe acreditava que o estímulo ao desenvolvimento da agricultura ecológica garante a saúde dos agricultores, dos consumidores e preserva o meio ambiente. E assim, através do Programa de Estímulo à Agricultura Sustentável foi criada a Feira Ecológica, que conta atualmente com a participação de 33 famílias. Mas o cultivo de orgânicos vai além do manejo amigável ao meio ambiente. Em nível mundial, já existe um movimento para resgatar e preservar as variedades tradicionais de plantas, no sentido de deter a erosão genética provocada pelo uso indiscriminado de agrotóxicos e pela prática da monocultura. Os agricultores e agricultoras familiares ecologistas têm assumido esta grande responsabilidade que é a preservação da biodiversidade.
Este assunto me fascina, assim como a Feira Ecológica de Caxias do Sul. Ir a esta feira é um dos meus programas favoritos. Até o Marcos Palmeira já visitou a nossa Feira Ecológica!!! Todos os sábados pela manhã e todas as quartas-feiras logo após o almoço eu vou comprar minhas verduras, legumes, frutas fresquíssimas e sem agrotóxicos e meu sagrado queijo orgânico. Depois de mais de quatro anos comendo estas delícias, é fácil notar como o sabor e a textura de um alimento orgânico é diferente de um alimento cultivado com agrotóxicos. As cenouras e as bananas são pequenas e super doces, os morangos também são pequenos e saborosíssimos, os legumes ao serem cozidos não se desmancham como manteiga. Toda vez que vou para Sampa e vejo aquelas bananas gigantes nas fruteiras do povo lá de casa, eu quase perco o apetite. Enfim, a Feira Ecológica é um dos privilégios de quem mora aqui em Caxias do Sul. Ela é tão boa ou melhor do que qualquer Whole Foods e com a vantagem dos preços dos produtos serem muito menores. É um lugar para comprar alimentos saudáveis e para se cultivar amigos. Também é um lugar para se aprender que não é possível comer laranja, morangos ou berinjela o ano todo. E por falar em berinjela, agora estamos na época da berinjela. As barracas estão cheias desta fruta de cor extravagante que comemos como se fosse um legume. E eu, pessoalmente, adoro berinjela. Preparo as poderosas frutas de várias maneiras. Aliás, já postei aqui uma receita de Antepasto de Berinjela (ver postagem de 2 de janeiro de 2008). Hoje vou falar da receita das "Berinjelas Recheadas". O resultado ficou uma delícia e nos proporcionou um jantar leve e saudável. Então, vamos à receita:

BERINJELAS RECHEADAS


Ingredientes:

  • 4 berinjelas médias
  • 4 tomates sem peles e sem sementes picados em cubinhos
  • 1 cebola grande picada em pedacinhos bem pequenos
  • 4 dentes de alho picados em pedaços grandes e amassados
  • ½ xícara de azeitonas pretas picadinhas
  • cebolinha verde picadinha
  • ½ xícara de azeite de oliva extra virgem
  • sal a gosto

Modo de fazer:

Lave as berinjelas, corte as pontas, abra-as no sentido do comprimento e com uma colher de sobremesa retire a maior parte da polpa de 6 metades das beringelas. Salgue as metades das berinjelas e deixe-as soltar sua água. A quarta berinjela deve ser descascada e picada em pedacinhos pequenos, assim como a polpa que foi retirada das outras três berinjelas. Em uma frigideira doure o alho e a cebola no azeite. Em seguida junte a berinjela picadinha e os tomates e cozinhe em fogo médio por uns 10 minutos. Salgue a gosto e acrescente as azeitonas e a cebolinha verde. Reserve este refogado.

Enxágue e seque as metades das três berinjelas e em seguida recheie cada metade com o refogado. Besunte um refratário com azeite, bem como a parte da casca de cada metade das berinjelas e ajeite-as no refratário. Leve ao forno por 15 minutos e sirva com uma saladinha. Claro que as crianças acharam horrível, mas para elas havia um arrozinho básico com um strogonoff de frango.

Nenhum comentário: