terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Confraternização Natalina no NPU

Cá estou eu de volta, depois de mais de um mês de ausência. Enfim, final de semestre, uma quantidade OBSCENA de material para corrigir, relatórios para preparar e claro sem contar que ainda temos de pensar em comprar todos os presentinhos para os entes queridos. Ai será que este ano todos vão ficar na mão? E em meio à loucura que sempre antecede o Natal e o Réveillon, que sempre damos um jeito de nos confraternizar com as pessoas com quem dividimos nosso dia-a-dia de trabalho, o pessoal da yoga, os pais e professores dos esportes dos filhos e etc.... E hoje foi o dia da confraternização com o grupo do NPU. O NPU (Núcleo de Pedagogia Universitária da Universidade de Caxias do Sul) é um núcleo de estudos e de pesquisa que tem como propostas a qualificação pedagógica dos docentes, a produção e a sistematização de conhecimentos sobre pedagogia universitária com a finalidade de implementar um programa de educação pedagógica continuada aos docentes da UCS. É lá onde tenho passado a maioria das minhas terças-feiras pela manhã desde o primeiro semestre de 2007. E é lá onde tenho aprendido muito sobre formação de professores e outros assuntos efervecentes com as queridas amigas que estão registradas nas fotos abaixo.

O grupo do NPU e eu

O grupo do NPU com o seu anjo da guarda

Para a confraternização preparei um bolo de maçãs com amêndoas (mais uma receita da irmã do Frank, a Nancy) que comemos com sorvete e brindamos com um espumante da Casa Perini. Tivemos um momento muito doce, onde estávamos todas bem felizes e sem culpa, apesar de todos os regimes que foram declarados e imediatamente esquecidos.

O bolo de maçãs com amêndoas

Bem, para o ano que vem já dei minha palavra que levarei um bolo diferente, pois afinal já que sou metida a dona de blog tenho de honrar minha fama. Mas enquanto esperamos pela confraternização do Natal de 2009, fica aqui registrada a receita do bolo de maçãs com amêndoas. Voilà:

BOLO DE MAÇÃS COM AMÊNDOAS

Ingredientes:
  • 4 ovos grandes
  • 1 xícara de óleo de milho
  • 1 xícara de leite semidesnatado
  • 2 xícaras de açúcar mascavo
  • 1 colher de sobremesa de essência de baunilha
  • 2 xícaras de farinha de trigo integral
  • 2 xícaras de farinha de trigo branca
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 4 colheres de chá de canela em pó
  • 2 colheres de sobremesa de bicarbonato de sódio
  • 8 a 10 maçãs grandes, sem casca e cortadas em fatias (de preferência maçãs FUJI)
  • 1 xícara de amêndoas moídas (opcionais)

Modo de preparar:

Em uma tigela, bata os ovos com o óleo até que fique espumante. Não é necessário o uso da batedeira, um batedor de ovos manual é suficiente. Adicione o leite, o açúcar e a essência de baunilha e misture bem. Em outro recipiente, peneire juntamente a farinha, o sal, a canela em pó e o bicarbonato. Misture bem os pós e junte à mistura líquida. Por último misture as maçãs fatiadas e as amêndoas moídas. Coloque a mistura final em forma untada com manteiga e farinha e asse o bolo em forno médio (aproximadamente 170 a 180°C) por mais ou menos 1 hora dependendo da capacidade de aquecimento do forno. Este bolo fica mais gostoso se assado em forma retangular. Coma o bolo morno com sorvete de creme. É uma delícia!!!!

IMPORTANTE: Este bolo tem de ser assado em forno médio, nunca em forno muito quente, pois senão ele queima embaixo e não cozinha por dentro, uma vez que a massa é razoavelmente pesada.

4 comentários:

Neivapan disse...

Valquiria!
Dividimos o momento do almoço e compartilhamos a sobremesa maravilhosa feita pela tua mão. O Bolo de Maçãs com sorvete é uma amostra de céu, e em boa companhia.
Obrigada!
beijo
Neiva

Rose Maria de Castro disse...

Oi Val, me chamo Rose Maria e recém criei um blog.Moro em Caxias há mais ou menos 4 anos, vim de Pelotas.Te achei porque estou procurando uma receita para rechear, o bendito PERU NATALINO... Sou eng. civil, prof de matemática e esp. em Ed.Matemática. Achei bem curioso uma prof de física ser uma artista na culinária... meu blog é http://profrosemariadecastroblogspot.com . Parabéns pelo teu blog e pelas receitinhas.Manterei contato bjs natalinos...

Aguinaldo Medici Severino disse...

Val querida, como vais?
Bela festa, belo bolo. As vezes um descanso na loucura do dia a dia de fato nos faz bem.
Tudo de bom para ti, Frank e os pequenos (?!) neste ano novo.
Beijos
Guina

vvillasboas disse...

Caríssimos,

Obrigada pelas visitas ao blog e por terem deixado mensagens. Apesar de ser época de férias não estou conseguindo fazer nenhuma postagem. Tenho vários rascunhos, mas nada terminado. Vou tentar atualizar meu blog, pois tenho muitas receitas e histórias para contar. Beijos para vocês

Val