quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Miojo ao Alho e Óleo

2007 foi o ano em que o meu filho mais velho, o Daniel, começou a ser levado a sério como um jogador de basquete. Aos treze anos e meio, ele já mede 1,85 m e faz muitas jogadas inteligentes em quadra (daquelas que a gente vê nos jogos da NBA). Assim, além de ter sido nomeado Revelação do Ano entre os jogadores de sua idade, ele também tem sido convocado a jogar em times onde os garotos são até dois anos mais velhos do que ele. Ele e meninos da idade dele ganharam o seu primeiro campeonato, e também foram vice-campeões da liga regional. Junto com os garotos mais velhos, ele jogou em competições a nível de Brasil e da América do Sul. Se cuida Kobe Bryant!!!
Falo hoje do Dan, pois cheguei em casa depois de um dia de trabalho e não estava preparada para fazer um jantar. Sempre que eu volto para casa, o Dan, com sua voz grossa de adolescente, me pergunta: “Mãeeee, o que vamos ter para o jantar?”
Então abri a geladeira que estava quase vazia e pensei: “Hoje vai ser dia de miojo e omelete!” E foi. Miojo é a salvação da pátria quando eu não tenho energia para cozinhar e preciso alimentar um adolescente faminto. Sei que muita gente vai achar o cúmulo, eu deixar aqui registrada a receita do meu miojo, mas a minha turma adora e assim sendo acho que isso já é razão suficiente para merecer um registro. E vamos a ela:

MIOJO ao ALHO e ÓLEO

Ingredientes:

  • 3 pacotes de 80g de macarrão tipo lámen
  • tempero de 2 pacotes de macarrão
  • 1 colher de sopa rasa de alho picado (lembrem-se que eu ADORO alho!!!)
  • 5 colheres de sopa bem cheias de azeite extra virgem

Modo de fazer:

Ferva uns dois litros de água. Junte o macarrão e cozinhe por 3 minutos. Retire do fogo e coe. Reserve. Em uma panela coloque o azeite e o alho e aqueça por no máximo uns dois minutos sem deixar ficar amarronzado. Tenha cuidado para não torrar o alho, deixando-o escurecer, quando fritando em óleo ou azeite, pois quando torrado o alho se torna amargo, com sabor desagradável. Tire a panela do fogo junte o macarrão reservado e o tempero. Misture bem, sirva e veja a felicidade e a serenidade estampadas nos olhos de um adolescente. Dura pouco, mas vale a pena! Suficiente para 3 crianças abaixo de 10 anos ou para 1 adolescente faminto.

2 comentários:

Daniel disse...

Fiz sua receita alho e óleo. O caso é: eu mal sei fazer gelo! Mas arrisquei e deu certo, bem facinha, adorei! Só fiz uma porção menor, não ficou com tanto alho (que eu também adoro), mas muito legal, gostei messsmo!

:D

Nivea disse...

me salvou!deu suuper certo!ficou uma delicia!muito obrigada!