sábado, 24 de maio de 2008

Champignons Farcis

Cogumelos já recheados esperando o toque final do queijo Ementhal para ir ao forno


Champignons farcis prêt a manger!!!

Domingo passado recebemos Nanda, Gilberto, Arthur, Mônica e Júlio para o almoço. Só para situar, a Nanda é a mãe do Arthur, que é um dos melhores amigos do Thomas, e a Mônica é irmã da Nanda. Engraçado que a partir de uma certa fase da vida, a possibilidade de fazer amigos ocorre através das amizades dos filhos. Felizmente, algumas delas são extremamente valiosas. Com a Nanda tem sido assim. E desta vez resolvi que ia passar o final de semana na cozinha e recebê-los com uma refeição de verdade. Estava prometido, já há algum tempo, que o Frank faria uma Ratatouille, então resolvi fazer uma refeição bem à francesa. Servi como entrada uns cogumelos Portobelo recheados e como pratos principais uma maminha (que depois de marinar por mais de 12 horas, ficou cozinhando em fogo brando por mais de 3 horas) e um gratinado de batatas (mais conhecido como Gratin Dauphinois, e que postarei a receita em outra ocasião). Os acompanhamentos foram a Ratatouille do Frank e umas vagens refogadas no azeite e no alho. A sobremesa foi um bolo de maçã morno com sorvete de creme. Acho que todos ficaram satisfeitos e a cozinheira bem feliz por ver que todos gostaram de suas criações. A pedidos vou postar a receita de cogumelos recheados (ou Champignons Farcis como são conhecidos na França).

CHAMPIGNONS FARCIS

Ingredientes:
  • 8 cogumelos tipo Portobelo grandes (quanto maior, melhor para rechear)

  • 500 g de cogumelos tipo Crimini ou de Paris picados finamente

  • 250 g de bacon em lâminas picados em pedaços bem pequenos

  • Somente a parte mais clara de 2 alhos poró picados finamente (não tendo alho poró, substitua por cebolinha verde)

  • 5 colheres de sopa de azeite de oliva

  • farinha de rosca

  • queijo Ementhal ralado

  • sal

  • pimenta-do-reino preta

Modo de fazer:

Lave bem os cogumelos Portobelo, retire os pés e seque os cogumelos em papel toalha. Reserve os pés dos cogumelos grandes para serem picados junto aos cogumelos pequenos. Frite o bacon, retire toda a gordura gerada e reserve o bacon. Refogue o alho poró em 2 colheres de azeite. Quando o alho poró estiver tenro, acrescente os cogumelos pequenos picados e continue refogando por mais uns 5 minutos. Na seqüência, acrescente mais 2 colheres de azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto. Por fim, acrescente o bacon e a farinha de rosca. Use farinha de rosca que seja suficiente para formar um refogado úmido, mas que não o deixe seco como uma farofa. Unte um refratário com azeite de oliva. Recheie cada cogumelo com o refogado e sobre cada um salpique queijo Ementhal ralado. Leve ao forno por mais ou menos 15 minutos à temperatura de 180 C. Sirva imediatamente.

PS: Para quem que saber mais sobre cogumelos, encontrei um site muito interessante. Vale a pena dar uma passada de olhos por ele.

Nenhum comentário: