sexta-feira, 2 de maio de 2008

Arroz de Carreteiro

Meu primeiro Arroz de Carreteiro
Estou vivendo no Rio Grande há mais de quatro anos, mas hoje foi o dia em que pela primeira vez preparei um Arroz de Carreteiro. Finalmente, dei vida a uma receita tirada da internet há muito tempo atrás e que nem sei mais dizer de onde veio. O fato é que a receita original é feita com charque e eu aproveitei umas sobras de costela de vaca (= sobras do churrasco do Rodrigo). Modéstia à parte, ficou uma delícia. A receita segue abaixo:
ARROZ de CARRETEIRO
Ingredientes:
  • um prato fundo cheio de sobras de churrasco (carne de costela de vaca)
  • 2 colheres de sopa de óleo de girassol ou canola
  • 1 e 1/4 de copo americano de arroz
  • 1 cebola
  • 3 dentes de alho amassados com 1 colher de chá de sal
  • 1 cubo Maggi de costela
  • 6 colheres de sopa de salsa e cebolinha picadas
Modo de fazer:

Tire toda a gordura da carne e pique-a em pedaços de tamanho pequeno. Coloque a carne picada na panela para fritar no óleo de girassol ou canola. Esmague o alho com o sal, pique a cebola e junte os dois. Quando a carne estiver começando a dourar, adicione a cebola e o alho. Frite até a cebola e o alho ficarem amarelinhos, mas não queimados. Coloque o arroz (evite lavar antes para não perder o amido do grão) e frite bem. Coloque água fervendo (eu uso duas medidas de água para cada medida de arroz) e o cubo Maggi de costela. Prove o sal e cozinhe em fogo baixo. Se precisar coloque um pouquinho mais de água fervente. Assim que o arroz estiver cozido, tire do fogo, misture umas 6 colheres de sopa de salsa e cebolinha picadas e sirva imediatamente.
Dicas: O segredo para deixar o grão soltinho é fritá-lo bem antes de acrescentar água fervente. Se quiser que o arroz fique molhadinho, coloque três medidas de água para cada medida de arroz.
As crianças comeram MUITO. Até o Thomas comeu!!! Eu, para amenizar a culpa de comer algo tão substancioso no jantar, acompanhei meu primeiro Arroz de Carreteiro com uma saladinha de rúcula e tomate.

Nenhum comentário: