- 7 filés de sardinhas frescas (=sardinhas sem escamas, sem cauda e sem barrigada)
- 1 cebola grande cortada em rodelas
- 2 tomates grandes sem pele cortado em rodelas
- 2 cenouras pequenas e fininhas cortada em rodelinhas
- ramos de salsa
- 2 dentes de alho picados e amassados com 1 colher de chá de sal
- 1/2 xícara de vinagre de vinho branco
- 1 xícara de azeite de oliva extra-virgem
Modo de fazer:
Abra os filés de sardinha e lave-os muito bem em água corrente tirando qualquer sobra de barrigada ou escamas. Retire o excesso de água dos filés com papel toalha, feche os filés e reserva. Coloque 1/4 da xícara de azeite de oliva em uma panela de pressão (pode ser aquelas de 4,5 litros). Coloque no fundo da panela uma camada com todas as rodelinhas de cenoura e em seguida arranje os filés de sardinha sobre as cenouras. Minha memória sempre me leva a colocar 5 sardinhas na mesma direção e duas em posições opostas na direção oposta*. Na seqüência coloque as rodelas de tomate e as rodelas de cebola. O alho amassado com o sal deve ser misturado ao vinagre e esta mistura deve ser despejada sobre os ingredientes que já estão na panela. Por último coloque os ramos de salsinha e regue com o restante do azeite de oliva. Leve ao fogo alto por uns 5 minutos até que os líquidos levantem fervura. Neste momento, fecha-se a panela de pressão e cozinha-se por uns 15 minutos, dos quais uns 5 minutos será com a panela de pressão a pleno vapor. Depois deste tempo abre-se a panela e cozinha-se por mais uns 10 minutos em fogo bem alto para eliminar o excesso de vinagre. Pode-se servir morno ou gelado com uma baguette bem fresquinha e crocante. É uma delícia!!!
*Caso queira fazer uma porção maior use 14 ou 21 sardinhas para manter o padrão de organização das sardinhas dentro da panela. O difícil vai ser explicar para o seu peixeiro o porquê você quer 7, 14 ou 21 sardinhas. No meu caso vai ser difícil explicar para as pessoas que vão ler esta postagem que o padrão de organização das sardinhas dentro da panela não é uma manifestação da minha loucura. Bom, mas isto já é uma outra história.
3 comentários:
Val querida, como vais?
É sempre uma surpresa as tuas receitas, saídas do fundo da memória (e do freezer).
Beijos mil para ti e teu povo.
Guina
Querido Guina,
Ando correndo DEMAIS!!! Muitas coisas para fazer e o tempo que não estica. Respondi a mensagem "Sem livrinhos", mas acho que você não recebeu. Assim, agradeço aqui a sua procura. Beijos saudosos
Val
olá Val, como vais?
não recebi mesmo uma resposta para o "sem livrinhos, mas isto é de somenos.
Beijos para ti e vamos a ver se nos falamos mais seguido.
Inté
Guina
Postar um comentário