sábado, 29 de março de 2008

Frutos de Floripa 2

Antepasto de Sardinhas Frescas

Cá estou eu de volta. A última postagem havia sido no verão e agora já é outono. Time flies!!! Permitam-me um pequeno desabafo: passei quase o sábado inteiro preparando um gabarito para uma lista de exercícios sobre força elétrica e campo elétrico. Tudo isso porque o livro-texto da disciplina mudou e eu estou tendo que resolver uma montanha de exercícios novos. Obviamente tudo seria mais simples se a editora já tivesse me enviado o CD com o manual do professor, mas até agora nada e já estamos no dia 29 de março, ou seja, um quarto do semestre letivo já se foi . Parece brincadeira!!! Para mim todo começo de semestre é um pouco estressante (ou seria melhor dizer "bastante estressante"), mas este começo de semestre está sendo especialmente bravo!!! E na necessidade de relaxar, quer coisa melhor do que cozinhar?


Para minha felicidade, ontem à noite, resgatei das profundezas do freezer umas sardinhas que trouxe de Floripa e hoje dei vida a uma daquelas receitas que eu costumava fazer com freqüência quando morava em Sampa, pois eu podia comprar sardinhas frescas todos os domingos pela manhã na feira pertinho da minha casa. Que saudade da feira da Avenida Lavandisca!!!


E já que a nostalgia se instaurou, vale a pena dizer que são muitos os odores e os sabores instalados em minha memória. Falta-me tempo para resgatá-los (ai hoje é dia de reclamação!!!). A receita que vou registrar hoje é uma daquelas que passou da mãe da minha mãe (a avó Maria Villas Boas) para a minha mãe (a Marina) e que eu cresci tendo o prazer de compartilhar. Ela nunca foi escrita em lugar algum, somente praticada. Hoje ela ganha um registro digital. Vamos a ela:


ANTEPASTO de SARDINHAS FRESCAS
Ingredientes:

  • 7 filés de sardinhas frescas (=sardinhas sem escamas, sem cauda e sem barrigada)
  • 1 cebola grande cortada em rodelas
  • 2 tomates grandes sem pele cortado em rodelas
  • 2 cenouras pequenas e fininhas cortada em rodelinhas
  • ramos de salsa
  • 2 dentes de alho picados e amassados com 1 colher de chá de sal
  • 1/2 xícara de vinagre de vinho branco
  • 1 xícara de azeite de oliva extra-virgem

Modo de fazer:

Abra os filés de sardinha e lave-os muito bem em água corrente tirando qualquer sobra de barrigada ou escamas. Retire o excesso de água dos filés com papel toalha, feche os filés e reserva. Coloque 1/4 da xícara de azeite de oliva em uma panela de pressão (pode ser aquelas de 4,5 litros). Coloque no fundo da panela uma camada com todas as rodelinhas de cenoura e em seguida arranje os filés de sardinha sobre as cenouras. Minha memória sempre me leva a colocar 5 sardinhas na mesma direção e duas em posições opostas na direção oposta*. Na seqüência coloque as rodelas de tomate e as rodelas de cebola. O alho amassado com o sal deve ser misturado ao vinagre e esta mistura deve ser despejada sobre os ingredientes que já estão na panela. Por último coloque os ramos de salsinha e regue com o restante do azeite de oliva. Leve ao fogo alto por uns 5 minutos até que os líquidos levantem fervura. Neste momento, fecha-se a panela de pressão e cozinha-se por uns 15 minutos, dos quais uns 5 minutos será com a panela de pressão a pleno vapor. Depois deste tempo abre-se a panela e cozinha-se por mais uns 10 minutos em fogo bem alto para eliminar o excesso de vinagre. Pode-se servir morno ou gelado com uma baguette bem fresquinha e crocante. É uma delícia!!!

*Caso queira fazer uma porção maior use 14 ou 21 sardinhas para manter o padrão de organização das sardinhas dentro da panela. O difícil vai ser explicar para o seu peixeiro o porquê você quer 7, 14 ou 21 sardinhas. No meu caso vai ser difícil explicar para as pessoas que vão ler esta postagem que o padrão de organização das sardinhas dentro da panela não é uma manifestação da minha loucura. Bom, mas isto já é uma outra história.

3 comentários:

Aguinaldo Medici Severino disse...

Val querida, como vais?
É sempre uma surpresa as tuas receitas, saídas do fundo da memória (e do freezer).
Beijos mil para ti e teu povo.
Guina

vvillasboas disse...

Querido Guina,

Ando correndo DEMAIS!!! Muitas coisas para fazer e o tempo que não estica. Respondi a mensagem "Sem livrinhos", mas acho que você não recebeu. Assim, agradeço aqui a sua procura. Beijos saudosos

Val

Aguinaldo Medici Severino disse...

olá Val, como vais?
não recebi mesmo uma resposta para o "sem livrinhos, mas isto é de somenos.
Beijos para ti e vamos a ver se nos falamos mais seguido.
Inté
Guina