domingo, 24 de fevereiro de 2008

Frutos de Floripa 1

Lagostins em seus momentos finais de preparo


Lagostins à l´Américaine


Domingão: dia de ir para o fogão!!! (Que rima pobre!!!) Enfim, licenças poéticas à parte, o caso é que hoje preparei uma das maravilhas que trouxe na minha bagagem extra que veio de Floripa. As maravilhas escolhidas foram os lagostins (crawfish em inglês, langoustin em francês). Ontem à noite, passei um tempão consultando meus livros de culinária à procura de uma receita para lagostins e não vi quase nada que me agradasse. Também consultei a internet e a oferta de receitas para estes integrantes da família dos frutos do mar está longe de ser farta. Enfim, não contente com o resultado da minha pesquisa resolvi adaptar. Aliás, adaptar é uma das palavras que eu mais uso na minha prática culinária. Lembrei-me que há muitos anos atrás, no tempo em que eu fazia pos-doc em Grenoble, eu tive o prazer de degustar uma maravilhosa lagosta na casa de meus grandes amigos, Michel e Colette, intitulada "Homard à l´Américaine". Colette foi sem dúvida uma das maiores inspirações para esta minha fascinação pela boa comida. Mas a Colette merece uma ou mais postagens só para ela e Michel uma só para ele. Hoje, vou falar dos meus "Lagostins à l`Américaine". Para prepará-los "à l´Américaine" consultei dois livros: The New York Times Cook Book do Craig Claiborne e o Mastering the Art of French Cooking da Julia Child et al.

Mas o que quer dizer o termo "à l´Américaine"? Segundo Claiborne and Child a origem do termo "à l´Américaine" é um assunto de grande controvérsia. Algumas "autoridades" chamam de "à l´armoricaine", em homenagem à antiga província de Armorique na Bretanha onde as lagostas são muito comuns. Outras dizem que armoricaine não faz sentido porque tomate não é um ingrediente típico da cozinha bretã e que a receita deve mesmo é ter sido inventada por um chef parisiense com inclinações provençais que deu este nome ao prato ou porque ele o serviu a um cliente americano, ou devido às origens exóticas (e americanas) do tomate.

Bem, mas qualquer que seja a verdadeira história sobre a identidade desta receita, o fato é que a que eu comi anos atrás era uma delícia. Acabei ficando com a receita do Claiborne e o resultado foi muito bom. Lá vai a receita:


LAGOSTINS À L´AMÉRICAINE
Ingredientes:

  • 1 kg de lagostins (segundo Claiborne deveriam estar vivos, mas os meus estavam mortos e congelados!!!)
  • 1/4 xícara de azeite de oliva extra virgem
  • 3 colheres de sopa de manteiga sem sal
  • 1 cebola média picada em pedacinhos bem pequenos
  • 4 dentes de alho picados em pedaços bem pequenos e amassados (Claiborne mandou colocar 1 dente, mas vocês já sabem não é? ADORO alho!!!)
  • 6 tomates maduros, sem pele e sem sementes, picados em pedaços super pequenos (na pressa pode-se usar uma lata de tomates inteiros com o seu suco)
  • 1 colher de chá de estragão (usei seco, pois eu não tinha fresco)
  • 1/2 colher de chá de tomilho (também usei seco)
  • 1 folha de louro (que deve ser tirada antes de servir)
  • 3/4 de xícara de vinho branco seco de boa qualidade (NUNCA coloque em sua comida um vinho que você não beberia)
  • 1/4 de xícara de conhaque
  • pimenta e sal a gosto
  • 1 pitada de açúcar (isto é por minha conta, para tirar a acidez do tomate)

Modo de fazer:

Lave bem os lagostins, tire as cascas (cuidado, pois são repletas de regiões pontiagudas) e a tripa (que aparentemente pode tornar os lagostins uma refeição indigesta quando não retirada), mas deixe as caudas. Eu deixei 3 lagostins com as cascas para decorar. Em uma frigideira grande, aqueça o azeite e adicione os lagostins. Refogue em fogo alto até que as caudas fiquem vermelhas e a carne ligeiramente branca, ou seja, mais ou menos uns 5 minutos. Transfira os lagostins para um prato quente e reserve.

Na mesma frigideira aqueça a manteiga e doure o alho e a cebola até que a cebola fique bem amarelinha e transparente. Adicione os tomates, o estragão, o tomilho, o vinho, o açúcar e a folha de louro e cozinhe em fogo baixo por mais ou menos 1/2 hora. Tempere com pimenta e sal.

Regue os lagostins com o conhaque e flambe. Junte ao molho na frigideira e cozinhe em fogo baixo por mais 10 minutos. Sirva com arroz tailandês e vagens refogadas no azeite.

Segundo a galera aqui de casa a primeira aventura culinária com os frutos vindos de Floripa foi um sucesso!!!

Um comentário:

vvillasboas disse...

Thanks for yor compliments. Please, would you mind telling me what eBambi is about?