quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Floripa

Praia da Armação - Florianópolis - SC - Brasil

Acabamos de voltar de Florianópolis e pode ter certeza que se eu pudesse eu me mudaria para lá. Sempre ouvi muitas pessoas falarem que se pudessem morariam em Floripa (como a cidade é carinhosamente chamada), mas somente passando um tempo por lá para se ter uma idéia de como a cidade é mesmo um encanto. Floripa ocupa toda a Ilha de Santa Catarina e mais uma pequena porção no continente. As praias são para todos os gostos: praias sem ondas para famílias com criancinhas (Daniela, Jurerê, Jurerê Internacional, Pântano do Sul, ...) e praias com ondas violentíssimas para surfistas (Armação, Mole, do Santinho, da Joaquina, ...). Floripa esbanja cartões-postais, principalmente quando se pensa em suas duas lagoas (Lagoa da Conceição e Lagoa do Peri) e nos vários morros cobertos de Mata Atlântica. E por conta de toda esta beleza é o destino preferido dos gaúchos e de nossos hermanos argentinos.
Ficamos por lá um pouco mais de uma semana, em uma casa alugada na praia de Jurerê. Era uma casa bem simples, mas com um quintal super gostoso onde haviam três pés de acerola e um pé de pitanga. Com as acerolas fizemos vários sucos e quanto às pitangas, ah, as pitangas, comi-as quase todas. Elas eram gigantes e dulcíssimas. Que prazer!!! Na verdade, passamos pouco tempo na praia de Jurerê, pois decidimos explorar a Ilha. Visitamos praticamente todas as praias e elegemos a praia da Armação como a nossa favorita. Graças às suas ondas violentas, ela é bastante deserta. Ela tem uma areia meio grossa e é forrada de conchas. A turma amou!!!
E a comida? Ah, que deleite! Comemos muito peixe e muitos frutos do mar, sobretudo camarões, mas o que realmente nos deixou maravilhados foi a anchova assada na brasa de um restaurante chamado "Bate Ponto". Este restaurante fica em Santo Antônio de Lisboa, um bairro histórico da Ilha. À noite, pode-se jantar vendo a Ponte Hercílio Luz iluminada ao longe. Também tivemos o prazer de provar no Bate Ponto um arroz de polvo com alho e azeite que eu vou com certeza tentar reproduzir aqui na minha cozinha em Caxias do Sul. Aliás, voltamos com uma bagagem extra repleta de coisinhas do mar (polvo, lagostins, camarões, sardinhas, etc...).
A estada em Floripa foi tão boa, tão boa que vai ser assunto para muitas outras postagens.

Nenhum comentário: