quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Prazeres Turcos

Hoje foi um dia muito interessante: passei o dia em Novo Hamburgo participando como avaliadora da MOSTRATEC. A MOSTRATEC é a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia organizada pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha , que destina-se à apresentação de projetos de pesquisa científica e tecnológica nas diversas áreas do conhecimento humano, desenvolvidos por alunos do ensino médio e da educação profissional de nível técnico, do Brasil e de outros países, principalmente da América Latina. Em seus 23 anos de existência, esta mostra acabou se tornando a mais importante do setor na América Latina e recebe trabalhos de mais de 20 estados brasileiros e diversos países da América Latina e de outros continentes. Os 6 melhores trabalhos classificados na MOSTRATEC têm a chance de serem apresentados na feira Intel/ISEF (International Science and Engineering Fair) dos Estados Unidos.

A experiência de ser avaliadora da MOSTRATEC foi muito enriquecedora. Aliás, uma das grandes vantagens da minha profissão é a possibilidade de interagirmos com pessoas de diferentes instituições, diferentes estados e diferentes países. Adoro isto e hoje foi incrível, pois os três trabalhos que avaliei eram internacionais. O melhor dos três era de uma garota de 16 anos e um garoto de 15 anos das Filipinas sobre polígonos inscritos em polígonos com o mesmo número de lados. Os dois postularam 3 teoremas na área de geometria e já têm tudo certo para publicarem um artigo em um periódico da área de matemática. Os outros dois trabalhos, de dois garotos e duas garotas vindos da Turquia, também eram muito interessantes e complexos, apesar dos estudantes serem todos muito jovens.

Se por um lado os alunos turcos não tinham um trabalho tão excepcional quanto o dos filipinos, por outro, eles tiverem a grande idéia de proporcionar aos avaliadores uma pequena degustação de um doce típico da Turquia feito a base de uma geléia e pistácios (segundo o Aurélio é assim que se escreve pistachios, pistaches). O nome do doce em turco é "Antep Fistikli Lokum" e em inglês é "Turkish Delight", cuja tradução ao pé da letra é "Prazer turco".

A caixa dos "Prazeres Turcos"

Eu AMEI os Prazeres Turcos. Tão gulosa, acabei comendo três desses pequenos cubinhos de geléia com pistácios e recobertos de um açúcar não muito doce. Abençoados alunos turcos que me deram a chance de ter ainda mais certeza que um dia terei de ir a Istambul.

Prazeres Turcos: pequenos cubinhos de geléia com pistácios

Nenhum comentário: