sábado, 5 de janeiro de 2008

Camarões à Provençal

Camarões à Provençal
(a 1a. foto de minhas comidinhas aqui publicada e registrada pela historical PENTAX Optio 230)

Depois de comer MUITA carne de porco na véspera de Ano Novo e no dia do Ano Novo, passamos alguns dias entre a carne de vaca e o frango. Morar no Rio Grande do Sul nos deixa mal acostumados, pois a qualidade das carnes bovina e suína é infinitamente maior do que a que estávamos acostumados em Sampa (mesmo considerando a carne comprada no Pão de Açúcar ou em bons açougues. Claro que não estou falando dos cortes especiais da Wessel!!!). Conta a lenda que a maioria da carne bovina que é vendida em Sampa vem do Mato Grosso do Sul e assim sendo a carne é mais dura pois é proveniente de um gado que tem de se movimentar muito evitando as cheias do pantanal. Em contrapartida, o gado do Rio Grande do Sul vive em grandes pastagens e passa a maior parte do tempo descansando nas mesmas (vidinha boa!!!). O supermercado que eu freqüento atualmente chama-se Zaffari. A vitrine de carnes é impressionante e às vezes me divirto somente em olhá-la com seus filés mignons e costelas bovinas e suínas apetitosíssimas mesmo ainda crus (perdoem-me os vegetarianos). Mas tudo isso para contar que hoje eu não podia mais pensar em comer carne bovina e suína ou galinha!!! Queria mesmo alguma coisa vinda do mar, que de preferência fosse "the catch of the day", o que é impossível quando me lembro que moro em Caxias do Sul, que fica há duas horas de Porto de Alegre bem no coração da Serra Gaúcha.
No problem!!! Fui ao Empório Per Mangiare (denominado pelos proprietários "Central de Gastronomia") e comprei uns filés de congrio e camarões congelados para fazer uma moqueca básica de peixe com camarões. No Empório Per Mangiare é possível se comprar muitos produtos bem diferentes (ou pouco usuais) daqueles utilizados na culinária local. Bem, mas o Empório Per Mangiare e a culinária local serão assunto outro dia. Voltando à minha vontade de comer alguma coisa vinda do mar, cheguei em casa, me inspirei um pouco mais e ao invés de preparar moqueca básica de peixe com camarões resolvi usar o peixe para uma moqueca básica de peixe e os camarões para um prato menos comum. E assim os camarões foram utilizados para preparar "Camarões à Provençal". E aqui vai a receita:

CAMARÕES à PROVENÇAL
Ingredientes:
  • ½ kg de camarão tamanho médio sem casca
  • ½ xícara de azeite de oliva extra virgem
  • 5 dentes de alho picados e amassados (nunca esqueçam: ADORO alho!!!)
  • 4 tomates maduros sem peles e sem sementes batidos no liquidificador
  • ½ colher de café de açúcar
  • sal a gosto
  • suco de meio limão
  • 1 colher de salsa picada
Modo de fazer:

Lave bem os camarões e tempere-os com o suco de meio limão e uma pitada de sal. Deixe-os marinar por mais ou menos ½ hora. Coloque o azeite em uma frigideira, leve ao fogo e adicione o alho amassado. Frite o alho no azeite por no máximo uns dois minutos sem deixar ficar amarronzado* e acrescente os tomates que foram batidos no liquidificador. Tempere esta mistura com a ½ colher de café de açúcar e sal a gosto. Leve a mistura a ferver e deixe cozinhar por uns 5 minutos. Retire o suco de limão dos camarões e acrescente-os à mistura de azeite, alho e tomate. Cozinhe os camarões nesta mistura por uns 3 minutos. Polvilhe com a salsa picada e sirva quente com arroz branco.

Normalmente, aqui em casa, comemos todo tipo de peixe e frutos do mar com arroz tailândes
(também conhecido como arroz jasmim, este tipo de arroz apresenta aroma e textura macia), mas hoje comemos os Camarões à Provençal e a Moqueca de Peixe com arroz basmati (esse tipo de arroz é perfumado e saboroso e trata-se de uma especialidade indiana). A combinação ficou divina e não tivemos "leftovers"!!!

*Sendo repetitiva: tenha cuidado para não torrar o alho, deixando-o escurecer, quando fritando em óleo ou azeite, pois quando torrado o alho se torna amargo, com sabor desagradável.

Nenhum comentário: