terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Um dia histórico

Pode parecer piegas, mas hoje é um dia histórico para a humanidade: Barack Obama tomou posse como quadragésimo quarto presidente dos Estados Unidos. Todos em casa estávamos muito excitados com a posse do Obama e para comemorar tivemos um almoço especial onde nos fartamos de maminha uruguaia, gratinado de batata, vagem refogada e salada com molho de échalote (échalotes que eu trouxe na mala quando voltamos da Califórnia).

O almoço foi ainda mais especial, pois meus primos André e Márcia, e a filhinha deles a Joana, estão nos visitando aqui em Caxias e a nossa casa não poderia estar mais festiva.

Depois do almoço, nos aboletamos no sofá da sala e assistimos emocionados a posse do Obama. À multidão que acompanhava seu discurso, Obama afirmou: "Neste dia, nos reunimos porque escolhemos a esperança em vez do medo, a unidade de propósito em vez do conflito e a discórdia". Quanta esperança este homem carrega em seus ombros!!!

Obama na hora do juramento, que sorriso!!! (foto do site yahoo.com.br)

E a Michele Obama de vestido dourado (ou seria amarelo) e de luvas e sapatos verdes? Que tal? Achei um charme. E os sorrisos dela? Também não eram pequenos e não eram para menos, não é mesmo?

Olhem as luvas da Michele (foto do site abcnews.go.com)

Na minha opinião, um dos pontos altos da cerimônia de posse foi a benção dada à cerimônia de posse pelo reverendo Joseph Lowery, um líder durante o movimento dos direitos civis. Lowery, que tem 87 anos, disse em sua prece: “We truly give thanks for the glorious experience we’ve shared this day”. Ele pediu aos americanos que se agarrem ao espírito de companherismo que estava permeando aquela cerimônia de posse. E ele terminou sua prece dizendo: “We ask you to help us work for that day when black will not be asked to give back, when brown can stick around, when yellow will be mellow, when the red man can get ahead, man, and when white will embrace what is right”. Gostei demais apesar de muitos terem afirmado que acharam o discurso racista. Bem, estamos na torcida uniformizada pelo sucesso do Obama, pois como muitos esperamos que o sucesso dele ajude o mundo a ficar melhor.


Gratinado de batata da Val

E para que não falte uma receita nesta postagem, deixo abaixo a receita para o meu gratinado de batata, que aliás acho que iria bem em uma cerimônia de posse. Esta receita foi adaptada de uma receita que foi publicada na revista ELLE muitos anos atrás, quando comida ainda era um item valorizado nessa revista.

GRATINADO de BATATA
Ingredientes:
  • 1,5 kg de batatas
  • 1 ovo
  • 1 xícara de queijo ralado
  • 1 1/4 xícara de leite
  • 1 frasco de 500g de creme de leite fresco (de preferência o líquido)
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 dente dealho
  • +/- 1 colher de chá de sal
  • 1 pitada de pimenta-do-reino ralada na hora
  • 1 pitada de noz moscada ralada
Modo de preparar: Descasque e lave as batatas. Enxugue as batatas e corte em rodelas bem finas. Tempere com sal, pimenta-do-reino e a noz-moscada. Esfregue com o dente de alho um prato refratário e depois unte com manteiga. Numa tigela, bata o ovo, o leite e o creme de leite fresco. Arrume as rodelas de batata no prato refratário, em camadas não muito espessas, e vá polvilhando com o queijo ralado. Despeje em seguida o creme, cobrindo tudo. Termine com uma camada de queijo e salpique pedacinhos de manteiga. Asse durante 1 hora e 15 minutos em forno moderado, quase brando, até que as batatas estejam macias. Sirva imediatamente com, por exemplo, uma carne assada de vaca, frango ou porco e umas vagens sauté. Você vai se regalar!!!

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Feliz 2009 e Happy Birthday my Blog!!!

Adeus ano velho, feliz ano novo
Que tudo se realize no ano que vai nascer
Muito dinheiro no bolso
Saúde prá dar e vender

Para os solteiros sorte no amor
Nenhuma esperança perdida
Para os casados nem uma briga
Paz e sossego na vida!!!

Alguém mais cantava esta música na passagem do dia 31 de dezembro para o dia 01 de janeiro ??? Eu cantava nas festas da família, naquela época em que a gente não se preocupava com quase nada, em que éramos muito jovens e ingênuos e até desfrutávamos de uma certa (ou seria grande???) falta de conhecimento do mundo de tal forma que não nos afligíamos com os conflitos raciais e religiosos e, muito menos com as crises financeiras mundiais. Lembro-me que uma das minhas primeiras grandes preocupações adveio da crise do petróleo em 1973 e nesta época eu nem viajava de avião!!!

Mas cá estamos em 2009. Desejo a todos os amigos e pessoas que já passaram e talvez irão passar por aqui um maravilhoso 2009 com muita saúde acima de tudo. Nós estamos começando o ano aqui na Califórnia junto a Doris. E nosso almoço de ano novo foi em um restaurante chinês onde nos fartamos de diversos pratos muito gostosos.

Doris e nossa turma no restaurante chinês
Comemos pratos à base de vieiras, camarões, carne de porco, peixe e frango, mas o prato que eu mais gostei foi um à base de frango chamado "Kung Pao Chicken". Abaixo deixo a foto do delicioso "Kung Pao Chicken" por nós saboreado. Se alguém quiser tentar fazer este prato, eu achei a receita em um website sobre comida chinesa que eu achei bastante interessante. Voltando para casa eu vou tentar reproduzir a receita do "Kung Pao Chicken". Boa sorte para quem quiser se aventurar!!!

O delicioso "Kung Pao Chicken" por nós saboreado

PS1: Ah, antes de terminar esta postagem, não posso esquecer de dizer que este blog completa hoje 1 aninho. Happy Birthday my Blog!!!

PS2: Frank Claus me deu uma nova câmera digital de presente de Natal. Espero de agora em diante poder publicar fotos mais caprichadas. Valeu Frank Claus!!!