domingo, 1 de junho de 2008

Bolo de Abóbora com Gotas de Chocolate

Um dia desses, quando eu estava dando aula e uns alunos chegaram atrasados, eu disse que da próxima vez eles só poderiam entrar na sala de aula atrasados se trouxessem um presente para mim. E para minha surpresa, dois alunos querendo causar ainda mais confusão, chegaram atrasados trazendo com eles duas abóboras de presente para mim. Minha primeira reação foi de indignação, mas depois resolvi relaxar e levar a coisa toda numa boa. Bem, e como a idéia era levar numa boa mesmo, trouxe as duas enormes abóboras para casa, fiz uns bolos de abóbora com gotas de chocolate e levei dois dos bolos para comer com os alunos. Todos amaram o bolo e os dois alunos que trouxeram as abóboras prometeram chegar atrasados de novo trazendo uns quilos de cenoura (imaginem para que?).


Uma receita e meia faz a alegria de muita gente!!!
A receita deste bolo me foi dada pela Nancy, a irmã do Frank. Em um certo Thanksgiving em que toda a família dele se reuniu em nossa casa em San Diego, a Nancy levou vários desses bolos e serviu-os quentes junto com a refeição. Que delícia!!! Aliás, a Nancy era uma boleira de mão cheia. Tenho várias receitas que ela me passou e com o tempo vou apresentado-as neste blog.


Bolo de Abóbora com Gotas de Chocolate

Bem, e vamos à receita:

BOLO DE ABÓBORA COM GOTAS DE CHOCOLATE

Ingredientes:

  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo (eu uso 1 copo de farinha branca e 1 de farinha integral)
  • 1 1/2 xícaras de chá de açúcar mascavo
  • 4 ovos
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1/2 colher de chá de canela
  • 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
  • 3/4 de copo de óleo de milho Mazola
  • 1 xícara de chá de gotas de chocolate (aquelas que se usa para fazer panetone e cookies)
  • 2 xícaras de chá de purê de abóbora ou moranga
  • 1/2 xícara de amêndoas picadas

Modo de fazer:

Faça o purê de abóbora (doce de abóbora = chimia) utilizando 1 xícara de chá de açúcar mascavo. Deixe esfriar para usá-lo na confecção do bolo. Meça todos os ingredients, menos o bicarbonato e as gotas de chocolate, e misture-os em uma tigela. Se usar a batedeira para misturar os ingredientes o bolo ficará mais fofinho. Depois que a mistura estiver bem homogênea, acrescente o bicarbonato e misture bem mais uma vez. Passe as gotas de chocolate e as amêndoas picadas em um pouco de farinha de trigo antes de acrescentá-las à mistura para que elas não fiquem depositadas no fundo da forma. Coloque a mistura final em forma untada com manteiga e farinha e asse o bolo em forno médio (aproximadamente 180°C) por uma 1 hora ou um pouquinho mais se necessário. O bolo fica mais gostoso se assado em forma de buraco ou em forma de bolo inglês.

IMPORTANTE: Este bolo tem de ser assado em forno médio, nunca em forno muito quente, pois senão ele queima por fora e não cozinha por dentro, uma vez que a massa é bastante pesada.